Início
- Sylvia A
- 14 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2025
Este é o texto inicial deste site e, ao escrevê-lo, não pretendo que ele seja o seu ponto norteador. Na vida, construímos metas, mas nada nos garante que as alcançaremos ou que não mudaremos de rota. Este também não é um texto pessimista; é um texto sobre possibilidades, que nos diz que está tudo bem e que, caso as coisas não saiam como esperado, sempre é possível recomeçar.
Os gregos antigos utilizavam três palavras para se referir ao tempo: Chronos (Χρόνος), Kairos (καιρός) e Aion (Αἰών). Chronos refere-se ao tempo cronológico, aquele tempo com o qual lutamos diariamente para que não passe tão rápido; ele é finito, tem início, meio e fim. Aion manifesta a eternidade, aquilo que permanece quando Chronos se vai.
Nesta clínica, lidamos com Kairos — o momento oportuno, quando as condições estão favoráveis para que algo significativo ocorra. Ou seja, é possível recomeçar, é possível reaprender, independentemente da sua idade.
O conceito de recomeço é interessante: nunca recomeçamos do zero; recomeçamos a partir de quem somos, com novas cicatrizes e marcas. Portanto, não diria que recomeçamos, mas sim que continuamos. A psicanálise é esse movimento — compreender onde estamos, qual é a nossa bagagem, quem sabe colar alguns pedaços e seguir. Seguir vivendo.
E, nesse processo de se curar e seguir, algumas formas de existência podem se apresentar, e nada melhor que o lúdico para nos possibilitar a reflexão. Em alguns casos, ele é o que nos faltou. Quantos de nós fomos ensinados a reconhecer, conviver e nos responsabilizar por nossas emoções? A expressá-las? A você foi permitido ser? Esse movimento ultrapassa a reflexão; ele permite o ato de ser quem se é.
Este site também não é um refúgio; não é um lugar para fugir ou se esconder, mas um espaço para encontrar: a si mesmo e ao outro. Discordar: de si e do outro. E, quem sabe, até criar algo novo. Afinal, assim é a vida. O início, assim como este texto, não precisa ser longo; apenas precisamos começar.
Até o próximo texto.



Comentários